É um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE desde 2005. Dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local e com o objetivo de avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.
Visa a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, entre outros aspetos:
- A educação no sentido da sustentabilidade.
- A qualidade ambiental.
Em 2017, 2018 e 2019 Município de Setúbal foi galardoado com a bandeira verde ECOXXI, com uma pontuação entre 60% e 70%, no total dos 21 indicadores analisados.
No ano de 2020, o ECOXXI incluiu, pela primeira vez, dois novos indicadores no âmbito das alterações climáticas e saúde e bem-estar, sendo ainda considerados temas como a educação para a sustentabilidade, sustentabilidade em zonas balneares, cidadania, participação e governança, transparência, digitalização e conetividade, emprego, gestão e conservação da floresta, qualidade do ar e ambiente sonoro.
Setúbal destacou-se, com a pontuação máxima, pelas boas práticas na área do bem-estar humano, que avalia a vertente de acesso à saúde e medidas de promoção do bem-estar social, físico e mental, e a vertente do bem-estar animal.