Educação Ambiental

Programa Escola Azul

O Grupo de trabalho Escola Azul foi formado tendo por base o protocolo de cooperação estabelecido entre o Município de Setúbal e a Direção-Geral de Política do Mar Programa, no âmbito do Programa Escola Azul, e da vontade do Município contribuir para a literacia do oceano.

Com este grupo de trabalho pretende-se comunicar, divulgar e disseminar o Programa Escola Azul, não só nas escolas, como em toda a comunidade educativa e junto de potenciais parceiros locais, de forma a promover a literacia do oceano.

A partilha de experiências entre os Agrupamentos de Escolas e o Município, permitem a criação de uma estratégia comum, o acompanhamento e o desenvolvimento dos projetos escolares no âmbito da Escola Azul, tarefas desenvolvidas ao longo do ano. A par destas tarefas, é dado, pelo Município, apoio logístico às escolas para a realização dos seus planos de atividades no âmbito do Programa, de modo a implementarem a estratégia de comunicação delineada pela coordenação nacional, a nível local, e adaptada à realidade e necessidade do concelho e das escolas.

Este programa nacional distingue e orienta as escolas portuguesas que trabalham em problemáticas ligadas ao mar, criando uma comunidade de Literacia do Oceano que aproxima escolas, setor do mar, municípios, universidades e outras entidades com papel ativo na educação marinha.

  • O programa Escola Azul integra ações de educação marinha multidisciplinares numa rede de parceiros diversificada dirigida às escolas azuis;
  • Envolve ativamente a comunidade escolar na compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano. Integra a comunidade local nas suas ações e interage com os parceiros da rede Escola Azul;
  • Incentiva os seus alunos a terem uma maior consciência em relação ao oceano, estimulando-os a criar laços afetivos com o mar e a traduzir os seus conhecimentos em mudanças de atitude efetivas que sirvam de impulso à construção de uma sociedade mais azul
  • Promove o desenvolvimento de espírito crítico e de iniciativa nos alunos, bem como uma visão integrada e holística do oceano. Cruza diferentes áreas do saber, numa aprendizagem transversal, inovadora e criativa.

O Município de Setúbal é parceiro Escola Azul e está empenhado em apoiar as escolas participantes. Dos 6 agrupamentos de escolas do concelho de Setúbal, 5 são Escola Azul: o Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, o Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, o Agrupamento de Escolas Luísa Todi, o Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago e o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama.

Aceda aqui para candidatar uma escola ao programa Escola Azul.

Saiba mais através do e-mail – digepe@mun-setubal.pt ou telefone – 265 541 500

– LATI – Centro Comunitário do Bocage

– Escola primária Santa Ana

– Colégio São Filipe

Escola Secundário Dom Manuel Martins

– Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago
EB1/JI de Setúbal, EB1/JI do Faralhão, EB1 do Faralhão nº1, EB1 do Faralhão nº2, EB1 das Manteigadas, EB1/JI nº5, EB1 nº7, EB 2,3/S Ordem de Sant’Iago

– Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
Escola Básica 2º e 3º ciclos de Aranguez

– Agrupamento de Escolas Luísa Todi
EB Luísa Todi; EB Bairro Afonso Costa; EB Pinheirinhos; EB Alto da Guerra; EB Monte Belo

– Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage
Escola Básica Barbosa du Bocage; JI de Setúbal; JI dos Arcos; JI de São Gabriel; EB1 Arcos; EB Nº 3 Montalvão; EB1 Santa Maria da Graça; EB1 São Gabriel (integram o projecto todas as escolas e jardins de infância do agrupamento)

– Agrupamento de Escolas Lima de Freitas
Escola Básica e Secundária Lima de Freitas