Viveiros e Hortas Urbanas

Hortas Urbanas

O que são?

As Hortas Urbanas do Município de Setúbal visam dotar o Município de um equipamento comunitário que permita uma forte conexão ecológica, social e económica entre os habitantes da Cidade e uma atividade agrícola sustentável.

Tais espaços possibilitam a prática de várias atividades agrícolas sustentáveis, em contexto urbano, nomeadamente a horticultura e têm como principal objetivo satisfazer as necessidades da população urbana, através do cultivo de alimentos saudáveis ao ritmo da natureza, acrescentando qualidade ao quotidiano urbano e permitindo poupança à economia dos agregados familiares.

Este espaço comunitário tem como objetivos:

  • Maximizar os benefícios decorrentes da prática da agricultura urbana, quer para o ambiente, quer para a qualidade de vida das pessoas;
  • Promover e estimular a integração e convivência social entre pessoas com variadas idades, aptidões físicas e heranças culturais;
  • Promover as boas práticas ambientais, nomeadamente o aproveitamento dos resíduos orgânicos, contribuindo assim para descongestionar o ambiente urbano;
  • Fomentar a Agricultura urbana em modo de produção biológica, com cultivo de alimentos saudáveis ao ritmo da natureza;
  • Incentivar boas práticas agrícolas, impedindo o uso de pesticidas e fertilizantes químicos sintéticos tal como espécies invasoras;
  • Criar condições para o aproveitamento das características naturais das plantas para, em conjunto, ajudarem a proteger as culturas;
  • Fomentar o uso e partilha da água.

O projeto da Rede Municipal de Hortas Urbanas do Concelho está a ser desenvolvido pelo Município, através da Divisão dos Espaços Verdes.

As hortas urbanas estão instaladas em terrenos municipais ou outros com aptidão para a agricultura urbana, que sejam disponibilizados para o efeito.

Equipamentos e infraestruturas

  • 136 parcelas com 30 m2
  • 2 parcelas em terreno sobrelevado para pessoas com mobilidade reduzida
  • Pomar e vinha comunitários
  • 8 Abrigos de ferramentas, bancos e mesas para uso comunitário e como zonas de lazer
  • Caixote de lixo para resíduos indiferenciados
  • Compostores individuais e compostagem comum
  • Compostores individuais e compostagem comum
  • Instalações sanitárias
  • Casa de apoio com kit de ferramentas agrícolas

Onde estão?

Hortas urbanas das Amoreiras

Situadas em terrenos contíguos ao Viveiro Municipal das Amoreiras, na Avenida D. Pedro V, na União de Freguesias de Setúbal, zona de fronteira entre o urbano atual e antigas quintas rurais.

A utilização destas terras para cultivo remota aos anos 70/80, em que eram cultivadas e abasteciam o Mercado do Livramento.

Horário de funcionamento

De 1 de outubro a 30 de janeiro: das 7:00 às 18:00;

De 1 de fevereiro a 31 de março: das 7:00 às 19:00;

De 1 de abril a 30 de setembro: das 7:00 às 21:00.

Hortas urbanas da Alameda das Palmeiras

As hortas da Alameda das Palmeiras estão localizadas na Freguesia de S. Sebastião e foram criadas em espaços destinados a espaços verdes ou espaços expectantes junto às habitações do Bairro da Alameda das Palmeiras. Este espaço transformado em espaços verdes comestíveis, é cultivado e cuidado por moradores do bairro.

Posso candidatar-me para cultivar uma parcela?

Qualquer pessoa singular, maior de idade, residente no concelho e sem qualquer tipo de exploração agrícola pode candidatar-se a uma parcela para cultivar, sendo admitida apenas uma candidatura por munícipe e por agregado familiar.

A ordenação das candidaturas e a atribuição das parcelas das hortas baseiam-se em critérios como a situação profissional do potencial utilizador, sendo beneficiadas as condições de desemprego e os rendimentos do agregado familiar, sendo que, neste caso, são privilegiados aqueles com menor capitação financeira.

Os interessados podem recolher informação e efetuar a candidatura por via eletrónica, no site do Município, ou pessoalmente, nos serviços de atendimento do Município. Para o efeito devem preencher a ficha de candidatura, no modelo constante do Anexo I, disponível nos serviços municipais competentes e na página oficial da Câmara Municipal de Setúbal, acompanhada dos documentos comprovativos, sob pena de exclusão. A ficha de candidatura deve ser devidamente preenchida e remetida com os documentos que a instruem, com a referência “Candidatura às Hortas Urbanas do Município de Setúbal”, por correio eletrónico para o endereço diev@mun-setubal.pt, entregue pessoalmente ou por via postal para a morada seguinte:

Câmara Municipal de Setúbal
Divisão de Espaços Verdes, Viveiro Municipal das Amoreiras
Avenida D. Pedro V 2900 -546 Setúbal

Para se candidatar envie um email para diev@mun-setubal.pt

Consulte as Normas de Funcionamento.

Paga-se?

Sim, a utilização daqueles espaços de cultivo, efetivada em contratos anuais, implica o pagamento mensal de 7,5 euros para compensação parcial dos encargos de funcionamento das hortas e de fornecimento de água, montante que pode ser atualizado anualmente ou na sequência de alteração anormal das circunstâncias.

Formação e outras atividades comunitárias

As hortas urbanas, no âmbito dos seus objetivos, promovem o conhecimento da atividade agrícola em modo de Agricultura Sustentável/Modo de Produção Biológica, sensibilizando os participantes para as suas responsabilidades ambientais, particularmente para questões relacionadas com a água, resíduos e conservação da natureza.

No âmbito da sua atividade, disponibiliza ao público visitas guiadas às hortas urbanas das amoreiras, às Hortas da Alameda das Palmeiras, visitas intermunicipais e cursos de formação:

  • Construção de uma horta segundos os princípios da Agricultura Biológica;
  • Consociações;
  • Conservação do solo e da água;
  • Compostagem doméstica;
  • Preparação de caldas biodinâmicas para controlo de pragas e doenças em hortícolas;
  • Construção de ninhos para aves auxiliares, entre outros.

Para mais informações contacte-nos: diev@mun-setubal.pt

Consulte o Regulamento das Hortas Urbanas do Municipio de Setúbal.